• Lucão

Escrever como quem constrói uma casa

Atualizado: 27 de Out de 2020



Todo mundo sonha com casas, em ter uma casinha do seu próprio jeito, pra morar com conforto, segurança. Casa casa é sonhada de um jeito, com um tamanho diferente, uma decoração especial, detalhes próprios. A escrita é a mesma coisa.


Muitas pessoas têm o sonho de escrever, de lapidar as palavras de um jeito que imaginam, tendo como referência o que leem, suas autoras e autores prediletos. Mas poucas pessoas não têm a paciência para persistir na jornada da escrita. A paciência na jornada é um elemento fundamental a quem quer melhorar a escrita pessoal.


Você sonha com uma casa. Você imagina onde essa casa vai ser, depois o tamanho da casa e parte para os cômodos, a decoração, os detalhes... Escrever tem um pouco disso que as etapas do sonho da casa têm.


Primeiro você se imagina escrevendo. Depois você escolhe onde você vai escrever. Escolhe também o tamanho da sua escrita, os gêneros. Começa a construir sua escrita, constrói o grosso dessa casa. E em seguida passa a olhar para dentro, ver como decorá-la, como cuidar dos detalhes.


Para cada etapa dessa construção da escrita você precisa de recursos diferentes. O mais difícil, mas o que a maioria das pessoas faz e erra, é saber tudo de uma vez. Você não vai saber tudo sobre a escrita de uma vez. Você não vai construir essa casa de repente. Essa casa, na verdade, nunca vai ficar, definitivamente, pronta. É uma construção amorosamente sem fim. Quando termina, a gente ainda mexe por dentro, pinta por fora, constrói uma piscina ou um jardim, uma horta... Na escrita é igual.


Seja generoso(a) consigo. Vá devagar. Leia muito, descubra onde está o seu prazer como leitor(a), saiba quais são seus autores(as) e seus livros prediletos. Eles vão te dar luz para o começo da construção.


Depois siga com calma, vá adentrando nessa casa, vá aprendendo sobre decoração. Aprender sobre poesia, por exemplo, pode te ajudar bastante na hora de escrever qualquer texto. O poema é cheio de recursos da língua escrita e pode te dar luz para escrever um texto com mais recurso e estilo. Aliás, podemos dizer que o estilo é a decoração do seu texto...


A decoração é a última etapa dessa casa. Mas você só vai conseguir decorá-la se, antes, tiver essa casa, passar pela etapa da construção. Então, dê os primeiros passos, vá devagar, mas vá. Leia bastante. Depois exercite escrever rotineiramente, sem muito medo ou vergonha do que você está escrevendo agora. Lá na frente, com tempo e persistência, você vai ver que essa casa foi ficando mais bonita com o tempo e a persistência.


Em breve venho falar mais sobre estilo e outros temas com vocês.


Até mais!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo