• Lucão

Aprenda a gostar de boa música



Aprendi com o tempo que gosto de escrever ouvindo música.


E já digo de cara: é preciso de tempo para saber se você também gosta.


Mas mais do que isso, é preciso de tempo para saber, caso goste, o que você gosta de ouvir para escrever. Esse, sim, foi o aprendizado mais rico que o tempo me deu sobre a música e a escrita: que além de o som ser importante na hora da minha escrita, algumas músicas me afetam e me fazem escrever textos específicos.


Tem música que provoca saudade. Por vezes, nem é uma saudade de alguém. Simplesmente, me provoca saudade, faz ebulir esse sentimento comovente, e escrevo poesias sentimentais. Outras, me deixam feliz e escrevo sobre as lembranças alegres ou as palavras otimistas. Por outro caminho, algumas músicas tristes mexem com outros sentimentos e escrevo por outra "banda".


Ter noção sobre como a música e os sons afetam sua escrita pode ser um grande recurso para escrever mais e melhor. Lembre-se: as músicas são como as comidas e as roupas e as cores. Cada pessoa tem seu gosto, cada música afeta de forma diferente as pessoas. Então descubra as suas músicas. Não se baseie nos gostos dos outros, mas nos seus, na sua própria comoção.


Quando fiz duas vezes o Caminho de Santiago de Compostela, editei uma playlist para ouvir nos momentos de longas caminhadas. Quando me cansava do caminho, da jornada dura, das mesetas espanholas, ligava a playlist e seguia.


Assim que voltei e comecei a escrever o romance "Amores ao Sol", a playlist me ajudou a recordar dos trechos, a me conectar com a história, com os cenários, as emoções que gostaria de descrever nas páginas do livro que se passa no Caminho de Compostela. Usei a música para recordar e dar caldo à história.


Essa consciência só o tempo vai te dar. Então, como sempre digo, persista e descubra-se cada vez mais. Saiba sobre seus gostos musicais, mas também saiba cada dia mais sobre todos os seus gostos. Com consciência, a escrita ganha clareza e você ganha recursos pra usar nos momentos diversos do processo de escrita.


Aproveitando, eu e o Instituto Mola montamos uma playlist no spotify para ajudar a estimular as ideias de vocês. São músicas que consideramos inspiradoras. Acesse aqui, ouça, perceba se alguma provoca você de um jeito diferente. E guarde essa consciência para usar quando precisar escrever :) A lista está em constante mudança. Escutamos e acrescentamos sempre novidades para deixar sua mente fresca e a playlist cada dia melhor.


Aprenda a gostar de boa música. Sua criatividade precisa dela! E conte com o Mola pra seguir. :)




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo