• Lucão

Debloquear o Canal de Suez


Todo mundo, em algum momento, tem um navio encalhado atrapalhando o fluxo.


Fiquei pensando sobre isso enquanto assistia ao Ever Given deslizar sobre as águas do canal de Suez, depois de 6 dias encalhado atrapalhando o transporte de cargas mundial.


Que drama!


As pessoas também vivem esses dramas enquanto escrevem. Em algum momento a escrita encalha e nos faz pensar: "como eu vou tirar esse navio daí para liberar o fluxo?"


Repito e, cada dia mais, fico sem vergonha de assumir que não vivo mais esse drama de ter um navio encalhado me impedindo de escrever. Tenho dificuldades, sim. Mas bloqueios que interrompem toda a minha escrita, não.


Aproveitando a metáfora e brincando um pouco mais com a história do Ever Given, o que eu fiz foi aprender que eu precisava construir outros canais para quando um caminho se fechar, ter outras rotas para continuar o transporte de ideias.


De forma prática, posso encalhar escrevendo um novo livro? Posso. E acontece. É quando eu paro um pouco minha escrita e tento entender qual a dificuldade que estou enfrentando no momento para conseguir tirar o navio sem machucar o casco.

Eu estudo, me preparo, leio e escrevo outras coisas, sigo construindo outros canais, rotas paralelas, enquanto o navio está lá, parado, atrapalhando o Canal de Suez. Navego por outras rotas enquanto não paro de tentar remover o navio de lá.


Escavo, puxo, empurro, até que navio dá uma mexidinha e então começa a se mexer. Pouco a pouco ganha velocidade e logo está embalado novamente.


Escrever é isso, construir canais para que o fluxo, cada vez mais, aconteça sem sofrimento ou sem depender só de uma rota. Não quer dizer que todo caminho que você vá construir seja da importância de um Canal de Suez. Não. É preciso entender que alguns canais são tão pequenos que somente navios menores e pouco importantes vão passar.


Mas eles também são importantes para dar ritmo e fluidez ao transporte mundial. Então, sim, construa outros canais paralelos ao Canal de Suez.


E quando o Ever Given desencalhar, comemore. E depois construa outro canal.


Ever given! Sempre se doando, se esforçando e indo.








53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo