• Lucão

Dom, talento ou vocação?


Até aprender a cozinhar, eu não tinha o menor talento pra cozinha.


Até aprender a jogar basquete, também não tinha o menor talento pra acertar a bola na cesta.


Até começar a escrever, eu não tinha o menor talento com as palavras.


Isso resume bem o que eu acho sobre as palavras "dom" e "talento": um equívoco. Hoje é comum ouvirmos esses dois termos quando as pessoas tentam resumir as histórias de quem dedica esforço e tempo para aprender uma habilidade. Dizem que elas têm talento assim que elas começam a melhorar nas habilidades que gastaram tempo e esforço aprendendo.


Eu prefiro a palavra "vocação", que é a capacidade que temos de nos dedicar fortemente a algo que amamos... Assim como a escrita é na minha vida, uma vocação. Eu me dedico horas e horas por dia para desenvolver minha habilidade de colocar de forma clara as histórias no papel. Eu não nasci com esse "talento". Aliás, se pesquisarem no meu histórico de 20 anos, se vasculharem os meus primeiros textos, com certeza muitos me diriam que naquela época eu não tinha "talento".


Eu não comprei no mercado o "talento" que alguns dizem que eu tenho hoje. Eu o adquiri através da minha dedicação, das leituras, dos estudos e da minha paixão pela palavra escrita. Me esforço para fazer o que amo. Tenho vocação. Sou um ser vocacionado, assim como são as pessoas que se dedicam nas atividades que amam.


A escrita, seja ela criativa, profissional ou literária – que é a mistura das duas primeiras –  é uma habilidade que se aprende, desenvolve e aperfeiçoa constantemente. Por isso eu digo isso a você que está lendo esse texto agora: se quer desenvolver sua escrita, esqueça as palavras "dom" ou "talento". Escrever é uma jornada que se faz com "vocação", com o desejo de escrever bem e o esforço de quem quer se desenvolver a cada dia.


Leia, estude e, principalmente, escreva sem medo de se jogar às palavras. É com tempo e amor que você vai conseguir.


Seja gentil consigo. Você vai conseguir!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo