• Lucão

O segredo não é um segredo


Não sou só eu. Pelo contrário, outros antes de mim já disseram e agora eu faço coro com os antigos e os contemporâneos: escrita é muito mais entrega do que recursos e técnicas.


Se a gente quer escrever algo autoral, existe muito recurso que nos ajuda a escrever, mas nada será maior do que a história que pretendemos contar. Essa história é nossa, já existe ou está no pensamento, e passá-la para o papel é o grande segredo.


Mas isso não quer dizer que você deva abandonar os recursos para escrever ou que as técnicas não ajudem. Quer dizer que quanto mais acumular conhecimento, quanto mais recursos tiver, mais fácil fica passar suas histórias para o papel. É para isso que eles existem, para facilitar o processo.


Por isso, reforço que para escrever é importante estudar e aprender, sim. Ler bastante acima de tudo, mas também estudar a língua, os recursos da escrita, aprender palavras novas, entender as figuras de linguagem e compreender como são as estruturas do texto para que você consiga escrever bem usando o máximo de conhecimento.


É por esse motivo que passei a dizer que não tenho "bloqueios criativos". Sim, eu não tenho "bloqueios criativos". O que tenho são dificuldades. Ora é um cansaço, ora é falta de entendimento de alguma estrutura ou falta alguma palavra específica... Aí, ao invés de parar e cruzar os braços esperando o "bloqueio" passar, tento entender qual é a dificuldade da vez e estudo. Assim eu avanço.


Os recursos me ajudam. Quanto mais estudo e compreendo a língua, mais as minhas histórias fluem no papel. Mais eu retiro do texto o que está atrapalhando a história e mais eu acrescento facilitadores para que a história aconteça melhor através das palavras.


Pois então, se você quer ser um(a) escritor(a) melhor, gaste tempo também com a língua, com as palavras, com as técnicas... Veja quais recursos seus autores(as) preferidos já usaram ou usam no dia-a-dia e experimente. Quanto mais você experimentar, mais vai descobrir sobre os recursos que podem te ajudar ou atrapalhar. Tenha clareza disso.


Experimente bastante. Escrita é experimentação. Desfrute, descubra experimentando e revele-se mais em cada escrita.


O segredo da boa escrita é esse.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo