• Lucão

São só 15 minutinhos


É muito comum as pessoas desistirem de trabalhar uma nova habilidade, como a escrita literária, porque não conseguem lidar com a ansiedade e a paciência, fundamentais para qualquer aprendizado.


Para toda nova habilidade que você queira aprender, vai levar tempo e demandar esforço para para desenvolvê-la. Se você quer ser adestrador(a) de cavalo, por exemplo, mas não tem tempo para aprender a adestrar o animal, esqueça. Você precisa estudar, se matricular em algum aras, exercitar constantemente a habilidade e aperfeiçoar com o tempo. Da mesma forma, você não vai conseguir ser um(a) escritor(a) da literatura se não cumprir uma jornada de estudos, leituras e muita escrita. Sem isso, esqueça.


As boas notícias são que: a jornada pode ser mais prazerosa do que você imagina; e também menos sofrida do que você pensa. Começo pela dica mais simples, mas fundamental: vá devagar.


A desistência está muito ligada à ansiedade, ou à pressa que as pessoas têm de aprender de uma só vez, de ter "sucesso" de repente, num esforço só. Elas concentram tanta força no começo, e em tão pouco tempo, que se esgotam com a mesma velocidade e desistem em seguida, frustradas e com memórias ruins. Por isso é importante que comece devagar, modificando pequenos hábitos, substituindo atividades corriqueiras por rotinas mais produtivas.


Caso queira desenvolver a escrita de verdade, comece substituindo 15 minutos mal aproveitados do dia por 15 minutos de pequenas leituras e rabiscos. Encontre esse tempo na rotina e inclua uma atividade produtiva para a escrita, como a leitura de um trecho de um livro, um rabisco no caderno, uma anotação no computador ou celular... Comece com o simples, o banal, e aprenda a desfrutar esses 15 minutos.

Com consistência, você pode ir ampliando esse tempo até naturalizar uma rotina mais produtiva para a escrita literária. Vá descobrindo seus pequenos prazeres nesse tempo, o que te comove, o que faz sentido pra você. Não tenho dúvidas que com leveza e persistência sua jornada literária vai ficar cada dia mais prazerosa.


Lembre-se: é muito pouco. São só 15 minutinhos. Você consegue.





41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo