• Lucão

Segura o tema. Amarra o tema


Da conversa no boteco às orientações de um pós-doutorado, tudo tem um tema. Quando não tem, a conversa se perde. Repare.


Todo mundo conhece uma pessoa que quando vai contar uma história se perde na conversa e começa a narrar outras e outras histórias. A contação se perde por excesso de temas. Ou melhor, por falta de um tema central. Tudo tem um tema. Às vezes acontece num poema, quando se escreve por vários caminhos e o poema vai se enfraquecendo quanto mais novos temas ele ganha. Tudo tem ou deveria ter um tema.


Pense nisso na hora de escrever. Qual é o tema desse seu texto de agora? Ele deveria, antes de qualquer coisa, ter uma temática clara para que ele não fugisse do caminho que é dele. Não deixe que o tema escapula.


Pegue seus textos antigos, os que você não conseguiu concluir, que nunca publicou ou não gosta. Tente descobrir qual é o tema do seu texto. Posso apostar que na maioria do textos que deixamos de lado o problema maior é a falta da temática clara.


Quando temos a temática, a palavra mestra, trabalhamos com mais segurança ao redor dela, usando o universo da palavra, utilizando a temática.


"Te amo quando amanhece. Quando anoitece, te amo de novo. Se chove, te amo. Se venta, te amo. E se nem chove nem venta te amo te amo. Eu só não te amo

se tu não quiseres. Mentira, te amo te amo te amo." (Lucão).


Por mais que você tente me convencer que o tema desse poema de amor é o amor, eu discordo. O tema é o "tempo", ou "quando o amor acontece". Se o tema fosse só o amor, essa palavra genérica que dificulta o escritor a trabalhar, o poema se perderia. Eu poderia escrever mil palavras sobre o amor, mas possivelmente o poema não se agarraria em nada, se perderia, se tornaria genérico. O caminho específico, ao redor de um tema, é o mais potente ao texto.


Trabalhe as palavras ao redor da temática, aprofunde-se na raiz do seu texto. É por esse caminho que suas palavras ganharão vida e darão autenticidade ao texto.


Segura o tema. Amarra o tema.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo