• Lucão

Tenha medo de monstros, não tenha medo da poesia


Ter medo de escrever poesia é o que mais ouço das pessoas que não escrevem poesia.


Muitas pessoas não escrevem poesia pois têm medo de escrever. Medo de escrever errado, de o texto não ser compreendido, de a escrita não ficar bonita, de se revelar ou revelar sentimentos nos versos, de contar histórias íntimas...


E o que eu posso dizer sobre esse medos é que é disso tudo que a poesia precisa para existir: coragem, atrevimentos, sentimentos e histórias.


As pessoas têm medo de acessar esses lugares que exigem coragem para entrar. Muitas imaginam que as pessoas vão ser cruéis ao ler o que escrevemos, que não vão nos entender ou vão nos cobrar esclarecimentos sobre os versos. É normal imaginar isso.


Mas o que eu posso dizer é que esse medo não procede.


Não é isso que acontece quando nos jogamos à escrita da poesia. É o oposto. Quando nos atrevemos nos versos, as pessoas se comovem, se conectam aos sentimentos, se assustam (no bom sentido) com as palavras e até se sentem representadas pelo poema.


É claro que não é tão simples escrever um poema. Exige um pouco de conhecimento sobre a língua e também um pouco de recursos para acessar as histórias e depois transformá-las em versos interessantes. Recursos que vão nos ajudar a observar o que serve e o que não serve para a poesia e depois usar.


Ademais, para escrever poesia, só precisa ter coragem para começar, testar, trocar, modificar palavras de lugar, encontrar uma nova história ou sentimento para transformar em versos.


A minha dica principal é: comece já! Não perca tempo, pois quando descobrimos a potência que é a poesia na nossa vida, nos arrependemos do tempo perdido sem ela. Comece logo e eu não tenho dúvida que em breve, com uma rotina gostosa de tentativas de escrever poemas, você estará escrevendo versos que vão se espalhar por aí e comover outras pessoas, como nós, que gostamos de ler.


Tenha medo de outras coisas, como monstros e fantasmas. Não tenha medo de poesia. Tenha coragem para escrever.


Inscreva-se na Oficina de Poesia aqui do Mola para aprender os recursos e os caminhos do texto poético, e se jogar com segurança na escrita do poema. O curso é online, com videoaulas, materiais de apoio e grupo no Telegram para você tirar dúvidas e continuar aprendendo.


Clique aqui para saber mais.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo