• Lucão

Você já tentou pilotar um avião?




Se você não é piloto(a) de avião, imagino que a sua resposta à pergunta do título seja "não". E que você também ache impossível pilotar um avião. Sim, é impossível pilotar um avião sem saber nada sobre voo. Mas...


Se, de repente, você começar a estudar, se matricular em um curso para iniciantes de voo e passar a praticar a pilotagem de aeronaves, tenho certeza que vai ser uma questão de tempo para que você comece a sobrevoar nossas cidades.


Acontece a mesma coisa com a escrita. Não são poucas as pessoas que dizem que é impossível escrever como os escritores da literatura. Mas elas não compreendem que os escritores da literatura só conseguem escrever bem porque se aventuram no aprendizado da escrita, seja lendo muito ou estudando os elementos que compõem a palavra.


É possível sim escrever bem se você tiver calma para aprender sobre os seus próprios processos na escrita. A escrita autoral, com personalidade e autenticidade, demanda tempo e esforço para ser desenvolvida. Exige do escritor um aprofundamento em aspectos linguísticos e até pessoais para, a partir daí, o(a) autor(a) seguir aperfeiçoando seu texto com técnicas, conteúdos e observações.


Seja paciente e generoso(a) consigo. Desenvolver a escrita é uma jornada prazerosa demais para ser evitada por quem quer que seja.


Aproveite a jornada e escreva bastante.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo